
Constelações Familiares

O que são as Constelações Familiares?
As Constelações Familiares são uma terapia breve onde, em uma ou poucas sessões, é possível resolver questões que estavam há muito por resolver.

Como surgiram?
O terapeuta, filósofo e pedagogo alemão Bert Hellinger, ao trabalhar como missionário na África do Sul, principalmente entre os Zulus, começou a observar que a extrema lealdade e devoção daquele povo com seus ancestrais trazia consequências tanto negativas quanto positivas: por um lado, fazia com que eles se sentissem no dever de também sofrerem tanto quanto aqueles que os precederam e, por outro, esta devoção trazia um grande fortalecimento das raízes de todo o povo.
Mais tarde, já na Alemanha, enquanto participava de um seminário com vários tipos de terapias, ele deparou-se com uma que lhe chamou a atenção: Escultura Familiar.
A pessoa colocava os membros da sua família – pai, mãe, irmãos, filhos, marido, mulher, avós – e, com base na escultura que se formava, a terapeuta fazia algumas interpretações.
Ele, contudo, foi mais além, querendo saber o que aquelas pessoas que estavam representando aqueles papéis sentiam. Então, já em seu consultório, começou a perguntar aos representantes o que eles estavam sentindo naquele lugar.
A partir do que foi percebendo no desenrolar dos atendimentos, Hellinger desenvolveu todo o seu trabalho com Constelações Familiares e as Ordens do Amor.

O que são as Ordens do Amor?
São leis universais descobertas por ele que regem os sistemas familiares as quais, quando não são respeitadas, geram um desequilíbrio dentro do sistema.
Quais são as leis?
- Hierarquia – Nos sistemas familiares, os pais tem precedência sobre os filhos, porque a vida vem dos pais.
- Pertencimento – Todos têm o direito de pertencer ao sistema familiar, mesmo os mortos, natimortos ou aqueles que praticaram atos moralmente não aceitos, como roubo e suicídio.
- Equilíbrio – Entre pais e filhos, os pais dão e os filhos tomam (a vida ). Um filho jamais poderá dar aos pais o que recebeu deles e sim, passar adiante.
Já entre iguais, como irmãos ou casais, quando um dá, o outro precisa retribuir, sob pena de causar um desequilíbrio dentro do sistema.

Pra que servem as Constelações Familiares?
Servem para trabalhar aquelas situações recorrentes na vida da pessoa.
Ex: Dores crônicas, pensamentos ou sentimentos que insistem em voltar, ansiedades, dificuldades em ter sucesso profissionalmente, embora tenha capacidade para isto …
Formação em Constelações familiares e Sistêmicas
Nossa formação está em curso, mas ainda e possível se matricular em módulos específicos:
Como acontecem?
Elas podem acontecer tanto em grupo como individualmente.
Grupo:
A pessoa coloca a questão que quer ser trabalhada.
O constelador pode fazer algumas breves perguntas para esclarecimento.
Escolhem-se representantes para os membros da família e estes vão, através de suas ações ou falas, trazendo à luz questões que até então encontravam-se obscuras.
O terapeuta pode, então, fazer uma reordenação do que estava desordenado e, dentro do possível, chegar a uma imagem de solução que traga mais paz e leveza para o paciente.
Individual:
O princípio é o mesmo do trabalho em grupo, porém o terapeuta faz uso de outros recursos, pois não conta com o suporte de grupo.
Pode-se usar bonecos, folhas de papel, visualizações e outros instrumentos que se apresentem no momento.
Como este fenômeno é possível?
Bert, nos seus estudos, descobriu que em cada família, forma-se um campo sistêmico, um lugar de força onde cada um ocupa o seu lugar. Quando uma pessoa representa um desses familiares, conecta-se com este campo e com a força do lugar da pessoa representada. É como uma rede, onde uns estão ligados aos outros através desta invisível linha do amor. Assim, pode sentir e pensar coisas que não são suas sem, com isso, perder a sua própria consciência.
Por este motivo, as Constelações Familiares são uma abordagem sistêmica fenomenológica.
Formação em Constelações familiares e Sistêmicas - Inscrições abertas
Mais informações:
No Grupo de estudos os encontros são mensais. São estudadas de forma teórica e vivencial as bases que sustentam as Constelações Familiares.
Aos alunos do grupo de estudos é facultada a possibilidade de constelar sem ter que pagar um valor adicional.

É certificada pelo Instituto Bert Hellinger da
Argentina, trabalha com Constelações Familiares há vários anos coordenando
grupos, atendendo individualmente, realizando palestras e formações na área
de pedagogia sistêmica para professores, jovens e grupos de pais.