As Artes, de um modo geral, têm o valor de resgatar o sagrado e expressar simbolicamente aquilo que muitas vezes não se consegue expressar de um modo objetivo. Elas também simbolizam o inominável. Nas suas mais diversas expressões, revelam o oculto do ser e vem sendo, através dos milênios umas das formas mais poderosas de preservação da memória das civilizações.
Cada uma delas, seja a música, a poesia, a literatura, o teatro, a contação de histórias, a dança, a escultura, a pintura, a fotografia e tantas outras magicamente criadas por inspiração, nos oferecem múltiplas possibilidades de conceber e perceber este nosso mundo tão plural.
A Arte, a serviço da educação e da saúde, além de trazer por si só uma leveza maior ao ato de educar, nos oferece ferramentas para trabalharmos temas delicados, como a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas regulares.
Segue o depoimento de uma professora de uma escola municipal de Porto Alegre com relação à importância do Teatro e da contação de histórias para seus alunos de uma maneira geral e, mais especificamente, para os alunos de inclusão:
“Eu tenho uma aluna de A30 (3º ano do fundamental ) que é de inclusão (autista) e pra ela a mudança a desorganiza. A partir da história contada e das situações criadas pela professora Fabiane para integrar esta menina à história, ela foi vencendo a resistência e foi se integrando ao trabalho e hoje ela participa das atividades de Hora do Conto tranquilamente. Foi lindo! Aquela situação de primeiro dia… algo novo que, às vezes, pra ela a assustava… e ela foi se integrando e vivenciando. E hoje, ela troca livros, procura o livro que ela gostaria de levar pra casa, tudo tranquilamente.
Este trabalho com histórias que a professora Fabiane desenvolve ajudou minha aluna, não só esta mas todos os outros alunos, a se envolver, a se integrar ao grupo, a participar das dramatizações e eu os vejo cada vez mais buscando a leitura, retirando livros.
Então, eu espero que este trabalho continue. Não só este trabalho desenvolvido aqui na biblioteca, mas quando também tive a oportunidade de trabalhar com ela enquanto colega onde ela fez um trabalho de teatro com os alunos. Eu presenciei situações de alunos com muitas dificuldades de disciplina, de conhecimento e que o teatro os ajudou.
Profª Thaíse Branco – Depoimento a respeito de uma experiência com uma aluna autista na hora do conto na biblioteca da escola)
Então, estamos abrindo este espaço para tantos que fazem a diferença na vida das pessoas através da Arte e também da educação.